domingo, 15 de maio de 2011

Garoto X egoístas

Balanço das freadas, arranjas forças para segurar o seu próprio corpo... rostos cansados e tristes, provavelmente por não ter tido um dia tão lá agradável...
Disputas para pegar um lugar vazio, até mesmo agonia para sentar naquela cadeira tão desconfortável, mas que naquele momento é considerada de plumas e ouro...e aquela enorme vontade de chegar em casa...
E então entra um garoto de uns 12 anos, com uma cicatriz no rosto, mas que poucos conseguem vê-la, não pelo fato de não ser visível, mas por ELE ser invisível para todos.
Ele grita tentando chamar atenção, e começa a "recitar" um texto gravado em sua mente como se fosse automático com melodia e convicção... as pessoas ao redor começam a rir, mas o que elas não conseguem perceber é que poderia ser elas mesmas ali, que absurdo!
Ele se aproxima de uma garota, que era sua primeira vez em um ônibus, e a olha, ela retribui o olhar e o observa falando, e então dá-lhe um sorriso para ele perceber que está se saindo bem, sem ao menos sentir medo dele.
Ele a pergunta: - "Ô" moça, "mim" dá um "trocado" ?
Ela tira uma moeda do bolso e então o pergunta: - Você estuda ?
Ele responde gaguejando: - Si-sim moça, "tô" no "tercero" ano, "vô" pro quarto.
Ela o entrega e moeda e diz: - Vá para escola, não esqueça !
Ele: - Deus te abençõe moça.

As ultimas palavras dele a penetraram como um choque... "Deus te abençõe moça" aquela frase ficou na sua mente e uma onda de gratificação a invadiu, mas depois foi tomada por uma angústia imensa. Por quê aquele garoto estava ali ? Onde estão os seus pais, irmãos, tios... ? Onde ele mora ? Qual futuro terão outros garotos como ele ?
Pessoas egoístas foram aquelas que riram ! Como conseguem rir de uma situação daquela ? Onde estão os sentimentos ? Nós temos um lugar para repousar as nossas cabeças tão egoístas, um prato para encher as nossas barrigas e alguém que nos ama esperando em casa, mas e ele ? Para onde ele vai ? Tem tudo isso ? Infelizmente a resposta é não. Onde está o nosso governo que deveria preocupar-se com a educação dessas crianças ? Estamos criando uma nova geração de egoístas e irresponsáveis; vivemos num mundo de diferenças e sabemos disso, mas o que não queremos saber é como mudar da melhor maneira possível, e isso também é um absurdo, porque infelizmente somos egoístas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário